segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Nova técnica de tratamento da Diabetes Tipo 2 - Jorge Loureiro

Uma nova técnica de tratamento da diabetes, através de cirurgia, está a ser aplicada em fase experimental e foi apresentada no Porto, no âmbito do XII Congresso Mundial da Cirurgia da Obesidade.
O autor da técnica é o médico italiano Francesco Rubino, que apresentou alguns dos seus resultados na reunião que decorreu no edifício da Alfândega.
Este tipo de cirurgia ainda está na fase 1 de desenvolvimento e em menos de cinco anos não são esperados resultados fiáveis.
A ideia é que se pode desviar o eixo do fígado e do pâncreas fazendo os alimentos chegar mais concentrados ao intestino delgado, evitando assim o desenvolvimento de diabetes.
A cirurgia abdominal consiste em retirar o duodeno, parte superior do intestino delgado, e assim reduzir o tempo em que o corpo absorve as calorias da comida ingerida.
Francesco Rubino e a sua equipa internacional e multidisciplinar acham que o duodeno poderia ser a última causa de resistência à insulina, a causadora da diabetes.
Já ocorrem operações destas na Itália, no Brasil, nos EUA.

2 comentários:

Anónimo disse...

tenho diaberte a 3 meses qr saber se posso fazer o tramento, como quem devo busca,se a operaçao e cara

Diabéticos Todo-o-Terreno disse...

Olá, boa-noite!
Penso que a melhor solução para o o problema que coloca será a de se informar junto do seu médico assistente na área da Diabetes, por forma a que o mesmo lhe dê conselhos úteis sobre o tema.
Melhores cumprimentos,