quinta-feira, 16 de abril de 2009

Amizade em Meirinhas

AMIZADE EM MEIRINHAS
Era cedo, o tempo parecia estar bom, fiz votos para que assim continuasse, era importante que o dia fosse bonito.
Finalmente tinha chegado o dia dos meninos diabéticos, como diz a Inês!
A azáfama foi grande para chegarmos a horas e a ansiedade também, porque é sempre um dia diferente para nós e para os nossos filhos. Sabemos que é nestes encontros que libertamos algumas frustrações e que partilhamos as vitórias. Para os nossos filhos, nesse dia, deixam de ser os “únicos” os únicos que fazem testes de glicemia, os únicos que dão insulina, os únicos que contam equivalentes, … ali todos são iguais e isso é importante para eles, para que sintam que não estão sós nesta caminhada.
Ao chegarmos fomos surpreendidos com tantas caras novas que ficamos entre o contente e o descontente, não sabíamos se eram diagnósticos recentes da Diabetes ou então famílias que finalmente decidiram juntar-se a nós (desejámos que fosse a segunda hipótese).
A Inês integrou-se rapidamente no grupo dos jogos tradicionais e sempre à procura de caras conhecidas (-Papá, a Sofia já chegou? - ia perguntando).
Os mais crescidos ficaram um bocadinho frustrados, por motivos alheios à organização do encontro, as actividades programadas tinham sofrido alterações, mas não foi por isso que ficámos parados. Fizemos um bota-fora de futebol e outro de andebol e rapidamente, todos se sentiram integrados.
O fim da manhã chegou com um espectáculo surpresa, os mais pequenos, e não só, ficaram de boca aberta com a agilidade, ritmo e guarda-roupa que o grupo de dança nos apresentou o nosso muito obrigado a todos eles.
A hora de almoço chegou, as glicemias tinham razões para estar baixas, depois de tanta agitação!
A seguir ao almoço e enquanto se esperava pela sessão temática “Hipoglicémia” trocaram-se algumas impressões, alguns procuravam saber mais sobre a bomba infusora de insulina, junto de quem já a usa, outros trocavam experiencias do dia-a-dia dos seus filhos.
Seguiu-se a sessão temática onde foi possível tirar algumas dúvidas e relembrar o quanto é importante a sua rápida correcção.
Os mais pequenos voltaram aos jogos e desta vez o grupo estava bastante maior o divertimento foi imenso e desgastante.
Chegou a hora da despedida, para a Inês ainda era cedo, mas foi com a promessa de nos voltarmos a encontrar brevemente que nos despedimos.
Um bem-haja a todos os que fazem com que seja possível haver dias como este para os nossos filhos.
Continuem a participar, é importante para todos!
Até breve
Fernando Pires e Celeste Pires (os Pais de Inês Pires)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola boa noite.
Não tenho por hábito comentar blogs, porque não sou muito fanática por computador, internet etc..
Mas desta vez decidi pesquisar sobre os DTT e encontrei o vosso blog.
Eu fui uma das raparigas do Colégio João de Barros que organizou os jogos tradicionais. Fique muito satisfeita ao ler esta mensagem. Estou feliz por saber que apreciaram o nosso trabalho que fizemos com todo o gosto. Obrigado. Foi um grande prazer ver aqueles sorrisos dos mais pequininos.
Resta me desejar vos sucesso com a associação.
Tudo de bom, e que hajam mais dias como o de 22 de Março.
*SMILE TO THE WORLD AND THE WORLD WILL SMILE BACK TO YOU*