terça-feira, 14 de agosto de 2007

A Diabetes e a Alimentação - Encontro de Viseu (Helena Victor)

O encontro de Viseu – A Diabetes e a Alimentação

O tema do encontro visou sensibilizar a população, as crianças e os jovens diabéticos, da zona centro, para uma das formas de prevenir e controlar a doença: fazer uma alimentação saudável, equilibrada e adequada ao tratamento.

Esta campanha estava inserida no plano de actividades da Associação dos DTT.

Ficámos a saber que as necessidades calóricas variam de acordo com alguns parâmetros tais como: a idade, o peso, a altura, o estado nutricional e principalmente o tipo de actividade física.

Assim, se o diabético é uma criança ou um jovem, a sua alimentação deve ser caloricamente adaptada às diferentes fases de crescimento, desenvolvimento e actividade física.

Neste dia foi promovida uma campanha formativa que pretendeu sensibilizar os participantes para estilos de vida mais saudáveis ao nível da alimentação e do exercício físico.

Às vezes torna-se difícil, mas é indis­pensável manter a rotina do trata­mento e do rigor alimentar. Só assim o diabético poderá ter uma vida cheia de saúde.

Este encontro teve, ainda, como objectivo o partilhar de experiências e o convívio entre as crianças e jo­vens diabéticos, suas famílias e técnicos de saúde.

Depois do almoço servido nas instalações da Federação da Região Vinícola do Dão, os 285 participantes (diabéticos e suas famílias) participaram num conjunto atractivo de actividades com vários formatos e cores: tiro com arco, matraquilhos humanos e insufláveis para os mais pequenos.

As actividades de animação proporcionaram às crianças e aos jovens um dia inesquecível, pleno de przaer, emoção e diversão em segurança e na companhia de familiares e amigos.

Helena Victor – mãe de jovem DTT

Sem comentários: